Translate

terça-feira, 24 de março de 2015

IBOPE. No dia da estreia da novela da Record, JN desaba



Teria sido a novela 'Os Dez Mandamentos' da Record que fez a audiência do Jornal Nacional cair de forma surpreendente ontem? Parece que não; o Ibope . simplesmentes, errou. 
A medição da audiência do JNornal Nacional de ontem, quando apresentou "uma das mais baixas audiências da história do "JN" num dia últil (20 pontos na Grande São Paulo nos dados prévios), segundo a coluna do Ricardo Feltrin. O instituto informou que teve um 'problema técnico', que teria interferido na medição em tempo real. A retratação foi feita hoje à tarde.
Com essa justificativa, o Ibope elevou a média do "JN" dos 20 pontos medidos ontem (no realtime) para 25 pontos hoje. Mesmo assim, o índice ficou abaixo da média normal. 
Há quem credite isso, à estreia da novela da Record, que elegeu o horário do William Bonner para lançar sua mega produção. É o que pressupõe texto da colunista Keila Jimenez,na Folha. 

OUTRO CANAL

Falha na medição do Ibope muda audiência em até 25%

A 15 dias do lançamento de seu concorrente --o instituto alemão GfK--, o Ibope deu um susto em seus clientes. Alegando uma instabilidade nos servidores de processamento de dados, o instituto alterou em até 25% os números prévios de audiência das emissoras abertas na segunda-feira (23) em relação aos números consolidados da mesma data.
Audiência prévia é aquela contabilizada na data da exibição do programa. A consolidada é a divulgada na manhã seguinte, sempre com uma pequena diferença, que pode chegar até 8%, algo entre 1 e 2 pontos.
Com a falha técnica ocorrida na segunda-feira, alguns programas da Globo tiveram diferença de até seis pontos de audiência.
No canal, a novela "Babilônia" passou de 23,3 pontos (prévia) para 28,7 pontos (consolidado). O "Jornal Nacional" pulou de 20,4 pontos para 25,3. Cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande SP.
Tais prévias seriam os piores índices da história da emissora se não fosse a falha do Ibope. Nas outras emissoras, a diferença entre prévia e consolidado também foi grande.
Procurado, o Ibope confirmou o problema e disse que todas as providências foram tomadas para que a situação fosse normalizada.

Nenhum comentário: