Translate

domingo, 16 de novembro de 2014

ENTREVISTA. Tom Cavalcante fala ao jornalista Daniel Castro



Um dos principais nomes do humor nacional, com passagens marcantes por Escolinha do Professor Raimundo, Sai de Baixo e Zorra Total, Tom Cavalcante, 52 anos, se prepara para estrelar uma série no canal pago Multishow. Com estreia prevista para meados de 2015, Shopping Brasil será uma comédia gravada em um teatro de São Paulo. Marcará a volta do humorista à TV brasileira mais de três anos após sua saída da Record.

Cavalcante diz em entrevista exclusiva ao Notícias da TV que deixou a Record em 2011 por vontade própria, cansado de ter "quase nada de tempo" para o lazer, a mulher e os filhos. Pediu a rescisão do contrato, um ano antes do vencimento, para realizar o sonho de estudar cinema em Los Angeles e ficar perto da família, da qual se afastou durante sua passagem pela rede de Edir Macedo, onde dirigia, editava, atuava e escrevia "num ritmo alucinante".

O humorista diz não guardar mágoas das emissoras pelas quais passou, nem da Globo, que recusou sua volta, porque ele ter quebrado contrato em 2004, quando migrou pela Record. Reconhece que há uma nova e talentosa geração de humoristas no Brasil, capitaneada por Tatá Werneck e Fábio Porchat, porém não distingue humor novo de humor antigo. "Se você tem vocação para ser comediante, faz sua plateia delirar com os seus textos, com a sua performance, independentemente de você ter 17 ou 80 anos. Na essência, isso é humor", decreta.

Notícias da TV - Como será seu primeiro programa no Multishow? Qual o formato?
Tom Cavalcante - O Multishow definiu que será uma série de comédia gravada em um teatro de São Paulo com plateia, na pegada de ao vivo. Shopping Brasil é o primeiro nome cogitado. É uma ideia inédita da parceria Multishow e Fremantle em programas de humor nesse formato no país.
Qual a sua expectativa com a TV paga? Espera maior liberdade, falar com um público diferente da TV aberta?
Cavalcante - A linguagem televisiva está cada vez mais se aproximando do dia a dia da vida aqui fora. Quanto mais imprimirmos essa linguagem mais identidade teremos como o grande público. Linguagem atual e qualidade no conteúdo é a jogada.
Você terá um segundo programa no Multishow, certo?
Cavalcante - O Multishow está priorizando as atenções para esse primeiro. Na sequência, com calma, logo que o  primeiro projeto entre no trilho, trabalharemos o próximo.
Você está há três anos fora do ar. Como é ficar tanto tempo fora da televisão?
Cavalcante - Estou de volta em definitivo ao Brasil e realizado com a experiência nos Estados Unidos. Foi um período em que pude avançar nos meus estudos profissionais, enquanto atuei com meus shows para meu público em cidades americanas.
Nesse período sabático, você aproveitou para estudar cinema. Vai dirigir um filme? Como está seu projeto com Seu Jorge?
Cavalcante - Pude nessa pausa colocar a mochila nas costas, com lanchinho, e voltar à escola. Muito legal, um tempo para me aventurar como produtor, diretor de cinema, contratando atores americanos, técnicos de dentro da Paramount e Universal, para atuar ali do lado e entender o mecanismo praticado pelos hollywoodianos. Nada muito diferente do que já é praticado aqui pelos grandes profissionais de cinema. A diferença fica mesmo nos custos e estrutura da fábrica de produzir em escala.
Produzi  o media-metragem Pizza me Máfia, que ficou bem divertido. Tive tempo também  para fazer workshop de scripts para cinema e, claro, fazer novos amigos, feras do cinema e da TV, como atores, agentes e produtores.
Tenho em mãos um roteiro a ser finalizado. Eu e Seu Jorge formamos uma dupla que apronta todas em terras americanas. Um longa que tem cara de sucesso. Se meu amigo Sergio Mendes assinar as trilhas, será um sonho.
Para ler a entrevista na íntegra, clique AQUI.
(Compilado do Notícias da TV)

Nenhum comentário: