Translate

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

JORNALISMO. Seis conselhos básicos para jovens iniciantes


Você tem energia, flexibilidade e ambição para ser jornalista? Sean Dooley tem alguns conselhos que você precisa saber antes de buscar vaga numa redação.

Em sua coluna no 'The Guardian', o ex-editor da Northcliffe Media, Sean Dooley, oferece alguns conselhos aos jovens jornalistas que iniciam sua atividade profissional, tanto em publicações locais como de renome nacional. Além de leitura e investigação de forma exaustiva dos fatos, o ex-editor recomenda:

Mostrar entusiasmo pelo meio. Embora os redatores-chefe saibam muito bem o que podem esperar de um empregado jovem, eles não buscam contratar alguém que só demonstre interesse em aprender para depois conseguir outro trabalho melhor. 

Ser realista acerca do salário. Se nos "bons tempos" sempre se oferecia salários baixos no começo e a promessa de aumentá-los de forma progressiva caso o jornalista demonstrasse trabalho e esforço, agora, com o furacão econômico que sacode a indústria, as ofertas estão ainda pior. 

Uma vez contratado, ser honesto. Os encarregados dos meios regionais sabem que seus melhores jornalistas vão para outros meios e a maioria, inclusive, os apoia. Se se aposta por uma empresa de alcance nacional, não há nada mais útil do que os contatos. Os pequenos jornais são muitas vezes o primeiro passo e servem para conhecer o meio e demonstrar as próprias habilidades. 

Estar preparado para mudar o plano de carreira Não há oportunidade melhor para experimentar do que numa redação de um pequeno jornal ou mesmo de um semanário, onde as poucas hierarquias e todos fazem de tudo. 

Oferecer algo distinto se se quer trabalhar como free-lance. As reportagens gerais são mais interessantes aos editores. Há que se concentrar nas idéias que uma redação não pode cobrir por falta de tempo ou de recursos.

Perguntar tudo antes. Embora esteja desesperado para conseguir uma vaga, nunca deixar de perguntar sobre as dúvidas que se tenha e consultar sobretudo os aspectos sobre todas as editorias e a capacitação que se receberá como aprendiz. Ao menos se conseguirá impressionar o chefe.

Sean Dooley editou jornais regionais para Northcliffe Media por 25 anos até 2006. Trabalha como consultor e é ombudsman do Conselho Nacional para Treinamento dos Jornalistas

Nenhum comentário: